A verdadeira vida é espiritual, visto que todos são espíritos, embora encarnados, enquanto que a matéria é ilusória, passageira, de duração relativamente efêmera e de valor secundário. — Luiz de Souza

A Força de Vontade - Por Luiz de Souza

Não há seres privilegiados. Ninguém faz alguma coisa que outro não possa chegar a fazer. Os que demonstram força de vontade, provam a existência dessa força no espírito, os quais; a desenvolveram e dela fazem uso.

O espírito, como todos sabem, é uma partícula da inteligência Universal, e contém, de modo latente, todos os atributos dessa inteligência, os quais precisam desabrochar, manifestar se, o que só se dá com a evolução.

Ninguém pode duvidar de que a Vontade seja uma Força absoluta, quando emanante do Grande Foco, da Força Criadora, da Inteligência Universal, onde se encontra completamente desenvolvida ou evoluída.

Com esta lógica entende-se que a força de vontade mais se revela na medida em que a criatura se espiritualiza. Assim é realmente. Veja se a força de vontade como se manifestou, poderosa, em seres espiritualizados como Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antônio Vieira.

É de notar se, no entanto, que os atributos do espírito podem desenvolver se sem que a criatura se espiritualize, podendo alguém revelar uma potente força de vontade sem aplicá la para o bem, para a cristianização da humanidade.

Os faquires, na índia, fazem demonstrações públicas, até mercenariamente, do poder desenvolvido da força de vontade, sem com isso demonstrarem qualquer dose de espiritualização. Essa prática é condenada pelo Astral Superior, pois que ninguém deve fazer propaganda ou explorar comercialmente dons espirituais.

Jesus, sempre que prestava um benefício a alguém, recomendava que se guardasse em sigilo a dádiva recebida. São dele estas palavras: "Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita". A recomendação desse grande Mestre foi dada no sentido de nunca se fazer alarde dos bens praticados, pois ninguém deve nem precisa saber quais os recursos que cada qual possui para a prática do bem.

O pensamento idealiza, e a força de vontade executa. O pensamento criador está envolvido pela força de vontade, e saturado dela. Assim, a imagem concebida pelo Grande Foco, revela se automaticamente.

Relativamente ao espírito em evolução, a força de vontade se manifesta, progressivamente, na proporção do exercício realizado. É um atributo que precisa ser despertado do seu sono milenar, no âmago da alma. Em cada encarnação deve o ser fazer um certo progresso na exteriorização dessa força de vontade, a fim de alcançar, cada vez melhor, os seus objetivos cristãos.

A força de vontade contém a chave do êxito. Nenhum empreendimento se concretiza, de maneira ideal, sem a sua ação coordenada e insistente.

Para fazer se bom uso dessa força, é indispensável que se saiba bem o que se quer. Afastem se as idéias confusas, e guarde se uma imagem nítida e pormenorizada daquilo que se pretende. Alinhavado o projeto, estudem se os contornos e ponha se em ação a força de vontade para a sua fiel execução.

Uma vontade fraca, produzida por um espírito indolente, sem confiança em si, pessimista, medroso, aliado às forças inferiores, não conduz a nenhum resultado satisfatório. Cada um deve examinar se, interiormente, para descobrir as suas fraquezas e dominá-las, do contrário será sempre um vencido.

O espírito de vontade forte vence as dificuldades ou contorna-as, para sair vitorioso. Qualquer idéia posta em prática, encontra, comumente, muitos entraves no caminho, esbarrando, frequentemente, com obstáculos que parecem intransponíveis, mas com persistência, ânimo forte e força de vontade, fazem se cair as barreiras, na maioria dos casos, e os planos se concretizam.
Onde melhor se educa a força de vontade, é no trabalho cotidiano, procurando realizá lo bem, embora com aumento de esforço. Um trabalho mal executado, revela uma vontade defeituosa.

Aplica se a força de vontade no exercício da pontualidade, em que a criatura a si mesma impõe a condição de precaver se contra os imprevistos, para honrar o compromisso de horário assumido.

A força de vontade se exerce ao contrariar um desejo subalterno, uma inclinação viciosa, uma tendência a negligenciar, a desleixar, a desperdiçar valores, inclusive o tempo.

A força de vontade que for desenvolvida numa encarnação, soma se à que foi adquirida nas encarnações anteriores, formando assim um cabedal mais forte e mais rico para as vidas futuras.

O que se consegue em evolução, nunca mais se perde, passa a fazer parte integrante do patrimônio espiritual e é o recurso com que sempre se deve contar para alcançar novos acessos no caminho da espiritualização.
O indivíduo que desenvolve a força de vontade sem levar em conta o desenvolvimento espiritual, encontra se na vida em posição perigosa, pois dirigindo a para fins ilícitos, estará armazenando pesados débitos cujo resgate se estenderá por longas e cruciantes jornadas. Os açambarcadores, os dominadores do mercado, os chamados "tubarões" da economia popular, são criaturas de vontade forte, que fazem mau uso dela, para depois serem torturados com o poder da força reversiva.

A força de vontade é um recurso prodigioso, quando aplicada para o bem. Todos os que desejam espiritualizar se precisam cultivá la, com empenho, pois terão em suas mãos um grande poder para os ajudar e uma porta aberta para o sucesso. É um dom que se desenvolve, aos poucos, com perseverança, esforço e decisão. Tudo quanto venha a fazer parte do acervo espiritual, tem de ser obtido com muita abnegação e firmeza de propósitos, porquanto o que tem excepcional valor é difícil de conquistar se.

Todos terão de decidir se e desenvolver a força de vontade para o bem, porque sendo, como é, obrigatória a evolução, essa decisão terá de ser tomada, dia mais, dia menos, século mais, século menos, irrevogavelmente. Logo não há razão para retardar, inutilmente, a marcha ascensional da vida, quando as vantagens auferíveis pela espiritualização não se fazem esperar.

A força de vontade se impõe na repulsa a todas as tentações, e cada vez que ela supera um convite traiçoeiro, mais se fortifica, mais vigorosa se toma. Não há outro meio de fortalecê la, senão o, de entrar em combate contra os acenos convidativos do mal, oferecendo lhes tenaz resistência e subjugando os. De vitória em vitória, a força de vontade irá se constituindo em fortaleza inexpugnável.

Quem possui essa vontade pouco desenvolvida, ao invés de desanimar, deve valer se de todos os recursos morais para aumentá la, com a certeza de que está ao seu alcance, dentro de si, aguardando o momento para revelar se.

Urge, portanto, entrar em ação apelando para as suas próprias forças, decidir se, remodelar os seus hábitos rotineiros que encerram, certamente, o germe da fraqueza, da apatia, do comodismo vicioso e da desesperança.

Há que reagir, energicamente, sabendo que não é inferior a ninguém, que é constituído espiritualmente dos mesmos elementos de que são formados todos os outros seres, e que tem as mesmas possibilidades de êxito, de triunfo, de sentir se feliz, de alcançar todas as suas aspirações na vida.
Pode ser que tais aspirações estejam muito no alto, mas se delas não desistir em troca de outras, hão de se cumprir, e se não se der o cumprimento nesta encarnação, há de ser nas seguintes; mais depressa, entretanto, serão realizadas, quanto maior importância se der ao desenvolvimento da força de vontade.

Precisam aprender os seres a demonstrar paciência, moderação naquilo que aspiram, não querer o impossível, reconhecer o que é razoável e se satisfazerem com o que possuem, embora desejem mais e melhor. Para isso, conte se com a força de vontade como elemento principal na consecução dos objetivos.

Não esmoreçam os seres na busca de dias melhores. Estes virão com a espiritualização dos povos, mas para esta não seja retardada, é necessário que cada um faça a sua parte sem estar a fiscalizar o semelhante, para não perder tempo, entregando se, de corpo e alma, aos misteres que lhe estiverem afetos, com o fim de exercê-los da maneira mais correta possível.

Adotando esse critério, estarão, sem sentir, desenvolvendo a força de vontade e participando da vida espiritual, de forma recompensável.

A Força de Vontade
Por Luiz de Souza

Fonte: