A verdadeira vida é espiritual, visto que todos são espíritos, embora encarnados, enquanto que a matéria é ilusória, passageira, de duração relativamente efêmera e de valor secundário. — Luiz de Souza

Engenheiro Luiz de Souza - Por Flávio Faria

Em 1974, desencarna Luiz de Souza, com 78 anos de idade.

Deixou-nos obras literárias que são obrigatórias de serem estudadas, pelos simpatizantes bem como os militantes desta doutrina filosófica. O conjunto das três obras ligadas entre si pelo tema comum Racionalismo Cristão compreende o livro Espiritualismo, de 1960, no qual o Autor adotava o pseudônimo Valério Sintra, o que era usual na época.

O Editor, ao publicar a 4ª edição desse livro, em 1977, após a desencarnação de Luiz de Souza, escolheu o título atual, Ao Encontro de uma Nova Era, e optou pelo nome verdadeiro do Autor, Luiz de Souza.

Em 1962, esse engenheiro civil de profissão e escritor notável e incomum nos presenteia com o livro, A Felicidade Existe, agora em sua 13ª edição.

A Morte não Interrompe a Vida, de 1963, encerra a sua participação na literatura Racionalista Cristã, na qual deixou marca indelével como espírito de categoria, de qualidade, de sabedoria.

Residente em vida física na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, presidiu inúmeras sessões públicas de limpeza psíquica realizadas na Filial do Racionalismo Cristão daquela cidade, marcando sua passagem de incomparável doutrinador, ainda relembrado por assistentes que frequentam essa Casa e por militantes que nela trabalham.

Engenheiro Luiz de Souza
Por Flávio Faria

Fonte: Fragmentos de uma Bela História